Matéria e suas propriedades

Tudo que existe (tem massa e volume) é matéria. O ar, a cadeira que você está sentado, o computador que você está usando para ler isto, entre muitas coisas que não teria como escrever aqui.


A matéria tem propriedade, divididas entre Gerais (toda matéria sofre o mesmo efeito) e Específicas (cada matéria reage de uma forma diferente).


Entre as Gerais podemos destacar:


A Inércia: Propriedade de um corpo de resistir a mudança de seu estado de repouso ou movimento. Por exemplo, se você não usasse cinto de segurança numa batida de carro, por causa da inércia seu corpo continuaria o movimento de ir para frente; só o carro pararia. Então você seria jogado para frente e... é melhor parar por aqui.


A Impenetrabilidade: Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço.


A Divisibilidade: Um corpo pode ser dividido em pedaços menores, até certo limite, sem que suas propriedades se alterem. Você pode rasgar uma folha de papel, mas os pedaços do rasgo ainda vão ser papel.


A Compressibilidade: Se for aplicada uma força externa sobre a matéria, ela pode ser comprimida (diminuir o volume) até certo ponto.


Entre as Específicas podemos destacar:


A Dureza: A propriedade de um objeto de riscar e ser riscado, segundo a Escala de Mohs. Quanto mais risca, mais dura é e maior é seu número na Escala de Mohs. O diamante é o mineral com maior dureza na Escala.


A Tenacidade: É a resistência que um corpo tem de suportar uma força sem se romper.


A Solubilidade: É a quantidade máxima de uma substância que pode ser dissolvida em outra, em certa temperatura.


Curiosidade: O vácuo é a ausência de matéria. Ele existe no espaço, mas pode ser criado em laboratórios. Por exemplo: uma embalagem de um produto a vácuo, significa que todo o ar foi retirado da embalagem.


[] Exp. Química.


Fontes:
http://www.profpc.com.br/
Observatório de ciências 9 - Editora Moderna.
 
Facebook Twitter Orkut My Space Digg yahoo Mais...